Como investir seu dinheiro corretamente? 9 Dicas essenciais nessa jornada!

Como investir seu dinheiro corretamente? 9 Dicas essenciais nessa jornada!

Saber como investir corretamente não significa seguir uma estratégia única, como se houvesse uma receita que funciona para todos. Na verdade, essa é uma tarefa que depende de uma análise individual das suas características para que as escolhas sejam adequadas para você.

Dessa maneira, é possível fazer o seu dinheiro render de um modo que faça sentido para a sua realidade. Além disso, é uma forma de tomar decisões conscientes e de diminuir a probabilidade de cometer erros.

Neste artigo, apresento 9 dicas que trazem os principais pilares para quem deseja investir corretamente. Confira!

1. Considere seu perfil de investidor

Antes de tomar qualquer decisão é preciso saber qual é o seu perfil de investidor, considerando a sua tolerância ao risco. Entre os tipos, você pode ser classificado como conservador, moderado ou arrojado — em ordem crescente em relação à capacidade de assumir riscos ao investir.

Entendendo o seu perfil, é possível compor uma carteira alinhada a essa característica, considerando os riscos envolvidos em cada tipo de investimento.

2. Entenda quais são suas necessidades pessoais

Além do perfil de investidor, é crucial considerar outros pontos individuais. Portanto, é importante avaliar quais são as suas necessidades e expectativas, tanto em termos de retorno quanto sobre os motivos de investimento.

Se você quiser compor a reserva de emergência, por exemplo, deverá juntar o equivalente a 6 meses de despesas mensais, deixando o montante acessível a qualquer momento. Logo, precisará de investimentos que sejam seguros e líquidos.

Por outro lado, se quiser aumentar seu patrimônio, pode fazer sentido buscar tipos de investimento que tragam mais retorno financeiro. Assim, o recomendado é entender onde você pretende chegar com os resultados do mercado financeiro para alinhar as suas decisões.

Quer saber mais sobre reserva de emergência, o que é e como planejar a sua? Clique aqui.

3. Saiba qual é o seu horizonte de investimento

A análise de objetivos financeiros não se restringe a quanto você deseja obter. Também é necessário considerar qual é o seu tempo disponível e qual é o horizonte de investimento.

Pense, por exemplo, na aposentadoria. Normalmente, esse é um investimento de longo prazo — com períodos superiores a 5 anos. Então, incluir o prazo nos seus objetivos ajuda a entender se é possível escolher opções com maior ou menor risco.

Essa também é uma forma de compreender quanto será necessário aportar para atingir as expectativas de curto, médio e longo prazo.

4. Entenda o seu capital disponível

Outro passo fundamental é considerar qual é o nível de capital que você tem disponível para investir nesse primeiro momento. Isso é importante porque existem investimentos com valores mínimos que devem ser disponibilizados.

Ademais, é uma questão que interfere na capacidade de diversificar a carteira — ou seja, de escolher múltiplos ativos ao iniciar os seus aportes. Para otimizar essa questão, vale a pena desenvolver um planejamento financeiro.

Com uma estratégia voltada para o equilíbrio do orçamento, é possível poupar dinheiro e aumentar continuamente sua capacidade de investir.

5. Conheça as oportunidades do mercado

Após fazer essa análise individual, outro ponto importante para saber como investir corretamente é conhecer as alternativas disponíveis. De modo geral, o mercado financeiro está dividido em renda fixa e renda variável.

A primeira classe é composta por aplicações financeiras com regras de rentabilidade que são conhecidas previamente pelo investidor. Já a segunda é formada por investimentos em que não se sabe como (ou se) ocorrerá o retorno financeiro.

Dentro de cada classe, existem diversas oportunidades de investimentos. Portanto, é fundamental conhecer características relacionadas à segurança, liquidez e rentabilidade de cada uma — esse é o chamado tripé de investimentos.

Com base nos seus aspectos individuais, é possível definir quais oportunidades podem ser mais interessantes para o seu portfólio.

6. Avalie o cenário econômico

Além de identificar as suas características e o funcionamento dos investimentos, vale a pena analisar o cenário econômico e financeiro. Antes de comprar ações na bolsa, por exemplo, é preciso entender a situação da empresa e do setor no qual ela está inserida.

Avaliar perspectivas macroeconômicas também pode ajudá-lo a identificar quais tendem a ser as características do mercado. Assim, é possível aproveitar oportunidades melhores ou reduzir os riscos do seu portfólio.

Por outro lado, a análise de cenário econômico deve ter um impacto limitado em determinadas decisões. Para o longo prazo, por exemplo, o desempenho negativo de um setor em um semestre pode não impactar o resultado geral.

É por isso que também se faz necessário compor uma análise robusta e que tenha foco no longo prazo. Dessa maneira, você terá a oportunidade de entender as perspectivas para esse período.

Quer ficar por dentro do que mais interessa no mercado diariamente? Acompanhe o nosso Morning Call, todos os dias, no canal do YouTube do BTG Pactual.

7. Crie e siga um planejamento estratégico

Após aplicar as dicas anteriores, elabore um planejamento estratégico para investir. Aqui, a ideia é entender quanto você pretende alocar nesse primeiro momento e em quais oportunidades, considerando seu perfil e seus objetivos.

Além disso, é interessante definir uma estratégia para a continuidade da composição de carteira. Isso significa determinar como você deseja investir ao longo do tempo e em quais tipos de investimentos, por exemplo.

Também vale a pena estabelecer quais serão os aportes mensais e com qual frequência você pretende rever e adaptar a estratégia. Com esse plano pronto, fica mais fácil se ater a ele para tomar decisões estratégicas.

8. Diversifique a carteira de investimentos

Outro ponto essencial para investir corretamente envolve a estratégia conhecida como diversificação da carteira. Nesse caso, a intenção é escolher opções de investimento com riscos diferentes e que se comportem de modo distinto.

Essa é uma forma de diluir os riscos, já que você evita a concentração de recursos em poucas alternativas e condições do mercado. Ao mesmo tempo, a prática pode ajudá-lo a compor um retorno melhor.

Veja a seguir o vídeo de Gustavo Cerbasi e saiba mais sobre como diversificar sua carteira.

9. Busque aumentar seus conhecimentos

Para otimizar sua capacidade de tomar decisões, expandir seus conhecimentos é um ponto essencial. Por isso, é interessante avançar na educação financeira e aprender cada vez mais sobre o mercado de investimentos.

Com mais conhecimentos, você terá a oportunidade de explorar novas estratégias e pode até se identificar com um perfil de investidor diferente. Como consequência, há chances de adaptar sua estratégia a cada momento da vida, de forma mais consciente e preparada.

Com essas 9 dicas, você aprendeu como investir corretamente, considerando suas características individuais. Desse modo, você tem a chance de compor um portfólio que faça sentido para a sua realidade de modo completo.

Achou essas dicas úteis? Então, aproveite para aprender mais e saiba como tomar decisões conscientes de investimento!

Créditos: André Bona
https://www.btgpactualdigital.com/como-investir/artigos/coluna-andre-bona/como-investir-seu-dinheiro-corretamente

Compartilhe

Fale com um de nossos especialistas

A Kira Investimentos é uma empresa de agentes autônomos de investimento contratada pelo Banco BTG Pactual e devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Kira Investimentos atua no mercado financeiro através do Banco BTG Pactual, o que pode ser verificado através do site da CVM, da ANCORD ou do próprio BTG Pactual. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O agente autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro, as informações contidas neste site não contemplam de maneira alguma recomendação de compra ou de aplicação em investimentos. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Toda e qualquer comunicação realizada em ambiente online está sujeita à interrupções e/ou atrasos, podendo impossibilitar o envio de ordens ou recebimento de informações atualizadas. A Kira Investimentos se exime de toda e qualquer responsabilidade sobre a falha de serviços disponibilizados por terceiros. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria do Banco BTG Pactual pelo telefone 0800-722-0048.

Copyright ©2022 Kira Investimentos. Todos direitos reservados.

A Kira Investimentos é uma empresa de agentes autônomos de investimento contratada pelo Banco BTG Pactual e devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Kira Investimentos atua no mercado financeiro através do Banco BTG Pactual, o que pode ser verificado através do site da CVM, da ANCORD ou do próprio BTG Pactual. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O agente autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro, as informações contidas neste site não contemplam de maneira alguma recomendação de compra ou de aplicação em investimentos. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Toda e qualquer comunicação realizada em ambiente online está sujeita à interrupções e/ou atrasos, podendo impossibilitar o envio de ordens ou recebimento de informações atualizadas. A Kira Investimentos se exime de toda e qualquer responsabilidade sobre a falha de serviços disponibilizados por terceiros. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria do Banco BTG Pactual pelo telefone 0800-722-0048.

Copyright ©2022 Kira Investimentos. Todos direitos reservados.