Onde investir em 2022? Descubra as melhores oportunidades para o ano

Onde investir em 2022? Descubra as melhores oportunidades para o ano

Na hora de montar e gerenciar sua carteira de investimentos, é comum considerar as condições econômicas e o cenário geral do mercado. É por isso que, para saber onde investir em 2022, é preciso conhecer as oportunidades disponíveis e como elas tendem a funcionar ao longo do período.

Porém, mais que focar em apenas um ano, é necessário pensar no médio e no longo prazo. Assim, você poderá tomar decisões alinhadas e que o ajudem de maneira contínua a alcançar seus objetivos.

Por isso, trouxe este artigo com dicas que podem ajudá-lo. Continue a leitura e descubra como e onde investir em 2022 e ter êxito nos seus investimentos neste novo ano que se inicia.

Você também pode ter acesso gratuito a um relatório exclusivo sobre as melhores oportunidades de investimento para 2022. Clique aqui e baixe agora mesmo!

Questões comportamentais sobre onde investir em 2022

Antes de entender onde investir em 2022, é essencial estabelecer comportamentos adequados e compatíveis com esse hábito. Portanto, trabalhar questões comportamentais deve ser o seu ponto de partida para investir melhor nesse e nos próximos anos.

Veja o que fazer!

Crie o hábito do investimento

Este ponto serve especialmente para quem está começando a formar patrimônio. Nos investimentos, existe uma regra simples: a rentabilidade se dá sobre o patrimônio já existente. Ou seja, ela é resultado dos juros compostos trabalhando por você.

E é exatamente por essa questão que seu foco deve estar, em primeiro lugar, em acumular patrimônio mensalmente. Para fazer isso, é primordial criar o hábito de economizar dinheiro no próximo ano.

Aquela história de “se sobrar dinheiro esse mês eu vou investir?” deve ser repensada. Afinal, para ter sucesso em seus investimentos, é preciso eliminar esse tipo de pensamento. O ideal é se planejar para conseguir realizar aportes frequentes.

Para tanto, comece elaborando um planejamento financeiro e crie um orçamento familiar. Esse é o momento de evitar os gastos compulsivos e de agir de modo inteligente e estratégico. Ao fazer reduções pontuais, mas significativas, você pode manter o padrão de vida e ainda poupar.

Saiba qual é seu perfil de investidor

Outro fator que você precisa saber antes de tomar qualquer decisão sobre investimentos em 2022 tem relação com o seu perfil do investidor. São três as possíveis classificações: conservador, moderado e arrojado — da menor à maior tolerância ao risco, respectivamente.

Pense, por exemplo, que você tem um perfil mais conservador. Porém, faz uma escolha errada e opta pelo investimento com mais rentabilidade — mas que também tem mais riscos. Nesse caso, há dois problemas.

Além de haver uma grande possibilidade de você não conseguir atingir o seu objetivo, é provável que o investimento gere ansiedade, quando, na verdade, deveria trazer tranquilidade. Como consequência, há riscos de tomar decisões motivadas pela emoção, o que aumenta a chance de perdas.

Portanto, é essencial saber como você se classifica entre investidor conservador, moderado ou arrojado. Desse modo, terá uma visão mais clara para avaliar quais oportunidades podem ser interessantes.

Estabeleça objetivos

Como investidor, você também deve ter um planejamento de curto, médio e longo prazo. Isso porque, quando for escolher onde investir em 2022, a alternativa deve estar alinhada ao seu objetivo e horizonte de tempo.

Por exemplo, se você pensa em aposentadoria daqui a 20 ou 30 anos, um investimento com alta liquidez pode não fazer sentido. Do mesmo modo que, para um objetivo de curto prazo, é bastante provável que as ações não se alinhem às suas necessidades.

Isso porque cada tipo de investimento pode exigir prazos diferentes para apresentar o potencial de retorno esperado ou equilibrar os riscos. Portanto, as suas escolhas de investimento devem estar alinhadas aos seus objetivos com o investimento.

Construa sua reserva de emergência

Se você ainda não tem uma reserva de emergência, criá-la deve ser uma prioridade antes mesmo de definir onde investir. Afinal, é com esse montante que você tem proteção em caso de imprevistos, sem risco de precisar resgatar seus investimentos antecipadamente.

Esse montante também deve ser investido para ajudar na manutenção do poder de compra. Porém, nesse caso, vale a pena recorrer a investimentos líquidos e seguros. Assim, é possível resgatar o dinheiro quando quiser, conforme a necessidade.

Para alocar a reserva de emergência em 2022, uma boa alternativa seria o fundo Tesouro Selic Simples, do BTG Pactual. Esse é o primeiro fundo de investimento do mercado brasileiro a zerar sua taxa de administração para investidores.

Acompanhe o mercado

Outro comportamento que você pode desenvolver consiste em acompanhar o mercado. Assim, você terá mais facilidade para definir onde investir na crise ou quais oportunidades podem ser mais adequadas para as perspectivas econômicas.

Para 2022, por exemplo, há uma tendência de aumento da taxa Selic, que ficou definida, no final de 2021, a 9,25%. Com isso, a renda fixa pode se tornar atraente no curto prazo, mas você ainda deve ter perspectivas para o médio e longo prazo.

Ao acompanhar e entender os movimentos do mercado, você poderá tomar decisões mais embasadas e que refletem essas variações em sua carteira.

Diversifique a carteira

Considerando as diversas oportunidades disponíveis no mercado, é interessante focar na diversificação de carteira. Desse modo, você evita a concentração de recursos nas mesmas condições, características e setores, o que é essencial para reduzir os riscos.

Em certos contextos, também pode ser uma forma de potencializar os ganhos. Para entender melhor, pense em um investidor moderado. Ele é capaz de correr um pouco mais de riscos, mas se investir apenas nas alternativas mais seguras da renda fixa, deixará de aproveitar essa característica.

Por outro lado, ao diversificar uma parte do patrimônio com a renda variável, por exemplo, o investidor tem a chance de diluir os riscos e ainda de ganhar mais, devido ao maior potencial de retorno.

Estude sobre investimentos

Ao pensar em investir, você não deve se esquecer de que expandir seus conhecimentos é fundamental. Caso contrário, há riscos de tomar decisões que não consideram os riscos ou o propósito do investimento.

Por exemplo, o mercado pode dar ênfase aos fundos imobiliários Selic e atrair a sua atenção. Mas, você conhece essa alternativa o suficiente para determinar se ela se alinha ao seu perfil e objetivos? Entender sobre as possibilidades do mercado é fundamental para a sua decisão.

Portanto, a dica que sempre dou é: respeite seu tempo, seu perfil, seu plano e seu conhecimento — e crie o hábito de fazer investimentos.

Além disso, o estudo está relacionado à educação financeira. Entender melhor sua relação com o dinheiro e as formas de aproveitá-la ao máximo é fundamental para utilizar o dinheiro como um aliado na sua busca por objetivos.

Entendidas essas questões, vamos para a segunda parte deste conteúdo!

Afinal, onde investir em 2022?

Uma vez que você sabe qual é seu perfil de investidor, traçou objetivos de curto, médio e longo prazo e tem conhecimento sobre as alternativas do mercado, é hora de procurar onde investir em 2022.

Mas, atenção: nenhuma dessas informações tem caráter de recomendação. Essa é apenas uma apresentação de oportunidades disponíveis no mercado — e cada investidor deve contemplar as próprias características para tomar uma decisão acertada.

Se quiser acessar o relatório completo “Onde investir em 2022” escrito pelos especialistas do BTG, clique aqui e baixe gratuitamente.

onde-investir-em-2022-relatorio-gratuito

Com isso em mente, veja quais podem ser alternativas para você saber onde investir em 2022!

Renda fixa

renda fixa é a classe cujos investimentos têm regras predefinidas de rentabilidade. Com a Selic em alta, como é previsto para 2022, pode ser uma alternativa atrativa. Afinal, os títulos prefixados, pós-fixados e híbridos tendem a render mais nesse cenário.

Entre as oportunidades, estão:

Tesouro Selic

Tesouro Selic é um tipo de título público emitido pelo Tesouro Nacional para o Governo Federal captar recursos. Ele é negociado em uma plataforma conhecida como Tesouro Direto e é uma aplicação pós-fixada.

Desse modo, a alternativa rende de acordo com a taxa Selic, refletindo todo o seu desempenho. Com a taxa em alta, o retorno também aumenta. Já a liquidez é diária, pois há a garantia de recompra dos títulos a qualquer momento.

Em relação à segurança, é considerado o investimento mais conservador do país. Isso porque o Tesouro Nacional garante integralmente os títulos. Ademais, a aplicação está atrelada ao Governo, que pode emitir papel-moeda, se necessário, garantindo maior proteção ao investidor.

Tesouro Prefixado

O Tesouro Prefixado é mais uma alternativa para quem busca onde investir dinheiro. Ele rende com base em uma taxa fixa, definida previamente. Em relação à liquidez e segurança, tem as mesmas características do Tesouro Selic.

Contudo, observe que esse é um título sujeito à marcação a mercado. Trata-se de um mecanismo de precificação diária dos títulos, que serve para determinar o preço caso o investimento seja resgatado antecipadamente.

Assim, o preço depende das perspectivas de mercado e do comportamento da taxa de juros. Se a tendência é de aumento de juros, a marcação a mercado faz com que os títulos já emitidos se desvalorizem — e vice-versa.

Portanto, o Tesouro Prefixado pode ser uma alternativa para aproveitar a Selic mais alta, já que esse avanço se reflete nas taxas fixas oferecidas. Porém, é preciso levá-lo ao vencimento para garantir o retorno definido inicialmente.

Tesouro IPCA+

O Tesouro IPCA+ é uma alternativa híbrida. Assim, ele rende com base em uma taxa prefixada mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o índice de inflação do Brasil.

Com isso, é uma aplicação financeira que garante a manutenção do poder de compra ao longo do tempo, por render acima da inflação. Entretanto, o título também sofre marcação a mercado, então pode ser mais interessante quando você não tem pretensão de resgatar o dinheiro antecipadamente.

Títulos privados

titulos-privados

Além dos títulos públicos, a renda fixa é composta por títulos privados, como os que são emitidos por instituições financeiras. Entre eles, estão o certificado de depósito bancário (CDB), letra de crédito imobiliário (LCI) e letra de crédito do agronegócio (LCA).

Nesses casos, é possível encontrar títulos prefixados, híbridos e pós-fixados. Neste último caso, o mais comum é que o rendimento esteja atrelado a uma porcentagem do Certificado de Depósitos Interbancários (CDI), que fica um pouco abaixo da Selic.

A liquidez e os prazos são variáveis. É possível encontrar CDBs de liquidez diária, os quais podem servir para a reserva de emergência. Porém, também existem LCIs e LCAs com carência de resgate e prazos maiores.

A respeito da segurança, essas três opções se caracterizam por terem proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). A cobertura é de R$ 250 mil por CPF e instituição, com limite global de R$ 1 milhão — renovável a cada 4 anos.

Entretanto, os CDBs são tributados pelo Imposto de Renda (IR), seguindo a tabela regressiva, enquanto as LCIs e LCAs têm isenção de IR.

Fundos DI

Os fundos DI são opções de fundos de investimento, ou seja, funcionam como condomínios financeiros. Para participar dos resultados você precisa adquirir cotas. Enquanto isso, um gestor movimenta os recursos com base na estratégia.

Nos fundos DI, especificamente, o foco está em replicar a taxa DI. Para tanto, o investimento é feito prioritariamente em títulos públicos pós-fixados. Como têm liquidez diária e os títulos são protegidos, esse fundo pode servir para alocar a reserva de emergência.

Crédito privado

A renda fixa também conta com títulos que fazem parte do crédito privado. Eles são emitidos por empresas não-financeiras e podem trazer oportunidades de um retorno um pouco maior, sem deixar a renda fixa de lado.

Há, por exemplo, o certificado de recebíveis imobiliários (CRI) e o certificado de recebíveis do agronegócio (CRA). Eles são emitidos por securitizadoras e costumam prever um retorno maior que o de outros títulos comuns.

Além disso, as debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas. Existem diversos tipos de debêntures, sendo que as incentivadas são isentas de Imposto de Renda.

Nos três casos — debêntures, CRI e CRA — não há garantia do FGC, o que aumenta o risco do investimento. Porém, é uma forma de rentabilizar parte da carteira sem assumir os riscos da renda variável.

Fundos de inflação

Como você viu, investir de modo atrelado à inflação pode ser uma alternativa para 2022, considerando a pressão sobre os preços ocorrida em 2021. Além disso, essa é uma forma de proteger o poder de compra e pode ser uma decisão adequada para o longo prazo.

Além dos títulos de rendimento híbrido, é possível investir em fundos de inflação. Eles são fundos que alocam a maior parte dos recursos em títulos públicos que seguem os índices de inflação no Brasil. Logo, ajudam a proteger o patrimônio da perda de valor do dinheiro.

Essa é uma alternativa que costuma ter um prazo maior e cujos títulos sofrem efeitos da marcação a mercado. Porém, pode ajudar a diversificar a carteira e a atender a esse objetivo de proteção.

Renda variável

Com o aumento de juros, a renda variável pode se tornar menos atraente, considerando a relação de risco e retorno. Isso acontece porque, como a renda fixa tem um resultado favorecido, pode valer mais a pena recorrer a ela para minimizar os riscos do portfólio.

Contudo, vale lembrar que o investimento em renda variável costuma ser feito em longo prazo, pois isso ajuda a diluir os riscos. Sendo assim, mesmo com o cenário de alta de juros de 2022, a classe pode trazer oportunidades. Ademais, essa é uma saída para diversificar a carteira.

Confira oportunidades para investir seu dinheiro na renda variável em 2022!

Ações

As ações são pequenas partes do capital social de uma empresa e são negociadas na bolsa de valores. Ao adquiri-las, você passa a participar dos resultados do negócio escolhido. Nesses ativos, existem duas principais formas de obter retorno.

A primeira é na venda dos papéis por um preço maior que o de compra. Também há a chance de obter proventos, como os dividendos. Eles correspondem a uma parcela do lucro líquido dividida proporcionalmente entre os investidores.

Para quem deseja saber onde investir para ter renda mensal, pode ser interessante focar em boas pagadoras de dividendos, por exemplo. Vale destacar que, em 2021, o Ibovespa — principal índice acionário brasileiro — acumulou quedas e diversas ações recuaram.

Para o investidor, pode ser um bom momento de encontrar ações baratas (descontadas) e aproveitar uma possível valorização futura. No entanto, é importante realizar uma análise fundamentalista para embasar a sua escolha. Assim, é possível encontrar empresas sólidas e com boas perspectivas quanto ao futuro.

Também é interessante trazer o comportamento financeiro da diversificação nesse investimento. Se você alocar seu dinheiro em apenas uma empresa ou segmento, os riscos são maiores. Por isso, ao montar uma carteira de ações, vale a pena diversificar entre companhias e setores de atuação.

Quer saber como comprar uma ação na prática? Veja os passos no vídeo a seguir.

Fundos de investimento

Os fundos de investimento de renda variável se dividem entre os que têm cotas negociadas na bolsa e os que são disponibilizados na plataforma da sua instituição financeira.

Se você quer decidir onde investir na bolsa de valores, os fundos imobiliários (FIIs) e os fundos de índice (ETFs) podem ser interessantes. O primeiro tipo foca em ativos ligados ao mercado imobiliário, por exemplo:

  • como títulos de renda fixa (fundos de papel);
  • imóveis físicos (fundos de tijolo);
  • cotas de outros FIIs (fundos de fundos).

Já os ETFs buscam replicar a carteira teórica de um indicador de mercado nacional ou internacional. Com isso, você pode obter um desempenho equivalente ao do índice, antes de taxas e impostos.

Também existem fundos de ações, fundos cambiais e fundos internacionais, sendo que cada um tem uma estratégia específica. Nos fundos de ações, a maior parte dos recursos segue para ativos desse tipo, opções de ações, debêntures conversíveis, cotas de outros fundos de ações, entre outros.

Já nos fundos internacionais, o foco está em ativos com exposição ao mercado externo, o que pode favorecer sua diversificação. Com fundos cambiais, os principais ativos e derivativos são aqueles que acompanham as variações de câmbio.

Ainda, existem os fundos multimercados. Eles contam com mais flexibilidade porque não precisam seguir regras de alocação mínima dos recursos. Com isso, cada um pode apresentar uma estratégia específica.

É importante saber que existem fundos que exigem investimentos mínimos menores. Desse modo, podem gerar oportunidades para quem busca onde investir pouco dinheiro.

Investimentos alternativos

Outra possibilidade que pode fazer parte da sua carteira de investimentos em 2022 é a de investimentos alternativos e mercados exóticos. Eles são diferentes das opções já consolidadas no mercado, como é o caso das ações e dos fundos de investimento.

Um exemplo comum de investimento alternativo são as criptomoedas. Os criptoativos só surgiram no final de 2008 e podem ser opções de curto e médio prazo para quem tem um perfil mais tolerante ao risco. Atualmente, é possível ter acesso a eles via investimentos tradicionais, como ETFs e fundos de criptomoedas.

Outras possibilidades podem estar nos setores exóticos — como as indústrias canábica e de games —, que também podem ser consideradas pelo investidor devido ao potencial de crescimento que têm apresentado. Porém, é preciso avaliar o risco maior dessas alternativas antes de tomar uma decisão.

E a poupança?

Agora pode ser que você ainda não saiba onde investir em 2022, e tenha dúvidas sobre o investimento mais conhecido entre os brasileiros: a poupança. Afinal, será que a Selic em alta torna a poupança é uma boa alternativa?

Para não errar, tenha em mente que, mesmo em um cenário de alta dos juros, a poupança continua sendo uma opção pouco atrativa. Inclusive, seu rendimento pode perder para a inflação em diversos casos.

Ademais, a rentabilidade acompanha a Selic, embora fique abaixo do retorno desse índice. Portanto, pode ser mais interessante buscar outras alternativas que também oferecem a segurança e a liquidez da poupança, mas podem trazer um retorno mais atrativo.

Invista com o BTG Pactual

Para colocar em prática os comportamentos de investimento e aproveitar as alternativas em 2022, é essencial contar com uma boa instituição financeira. Nesse caso, você pode aproveitar os diferenciais que o BTG Pactual tem a oferecer.

Sendo o maior banco de investimentos da América Latina, o BTG Pactual conta com um portfólio amplo, com oportunidades para todos os investidores. Você também aproveitará produtos exclusivos, como fundos desenvolvidos pela instituição.

Com o BTG Pactual, também é possível investir online, de forma prática e segura. Ademais, você terá acesso a um suporte 24 horas para tirar dúvidas, enquanto aproveita ferramentas robustas e que o ajudarão a compor a carteira ao longo deste e dos próximos anos.

Conclusão

Seja em um momento de queda ou alta dos juros, dinheiro investido é sempre melhor do que dinheiro parado. Então, em 2022 e em qualquer outro ano, você, investidor, sempre encontrará boas opções de produtos no mercado financeiro.

Mas, para saber onde investir em 2022, observe o seu perfil de investidor e seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Além disso, não esqueça de aprofundar os seus conhecimentos e se preparar para tomar decisões de investimento mais acertadas e aumentar seu patrimônio.

Essas informações foram úteis? Para contar com uma instituição completa na hora de investir, abra sua conta no BTG Pactual!

 

Créditos:

André Bona

https://www.btgpactualdigital.com/como-investir/artigos/coluna-andre-bona/onde-investir-em-2022

Compartilhe

Fale com um de nossos especialistas

A Kira Investimentos é uma empresa de agentes autônomos de investimento contratada pelo Banco BTG Pactual e devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Kira Investimentos atua no mercado financeiro através do Banco BTG Pactual, o que pode ser verificado através do site da CVM, da ANCORD ou do próprio BTG Pactual. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O agente autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro, as informações contidas neste site não contemplam de maneira alguma recomendação de compra ou de aplicação em investimentos. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Toda e qualquer comunicação realizada em ambiente online está sujeita à interrupções e/ou atrasos, podendo impossibilitar o envio de ordens ou recebimento de informações atualizadas. A Kira Investimentos se exime de toda e qualquer responsabilidade sobre a falha de serviços disponibilizados por terceiros. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria do Banco BTG Pactual pelo telefone 0800-722-0048.

Copyright ©2022 Kira Investimentos. Todos direitos reservados.

A Kira Investimentos é uma empresa de agentes autônomos de investimento contratada pelo Banco BTG Pactual e devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Kira Investimentos atua no mercado financeiro através do Banco BTG Pactual, o que pode ser verificado através do site da CVM, da ANCORD ou do próprio BTG Pactual. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O agente autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro, as informações contidas neste site não contemplam de maneira alguma recomendação de compra ou de aplicação em investimentos. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Toda e qualquer comunicação realizada em ambiente online está sujeita à interrupções e/ou atrasos, podendo impossibilitar o envio de ordens ou recebimento de informações atualizadas. A Kira Investimentos se exime de toda e qualquer responsabilidade sobre a falha de serviços disponibilizados por terceiros. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria do Banco BTG Pactual pelo telefone 0800-722-0048.

Copyright ©2022 Kira Investimentos. Todos direitos reservados.