Qual o papel do planejamento financeiro na sua estratégia de investimentos?

Qual o papel do planejamento financeiro na sua estratégia de investimentos?

Para ter sucesso como investidor é preciso se preparar, o que inclui aprofundar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro e traçar uma estratégia de investimentos. Porém, para otimizar o processo, é fundamental criar um planejamento financeiro. 

Por meio dele, você pode melhorar sua relação com o dinheiro e favorecer os seus investimentos. Ao alinhar esse plano à sua estratégia, é possível aproveitar melhor as oportunidades e alcançar mais facilmente seus objetivos. 

Para ajudá-lo a entender melhor o assunto, eu trouxe, neste artigo, a relação entre o planejamento financeiro e a estratégia de investimentos. 

Continue a leitura e saiba mais sobre esse tema! 

O que é um planejamento financeiro?  

O planejamento financeiro consiste em um plano pensado para estruturar as suas finanças e a forma como você utiliza os seus recursos. Por causa disso, ele funciona com base na identificação de receitas e despesas, além da elaboração de um orçamento, por exemplo. 

Essa ferramenta também é essencial para estabelecer objetivos financeiros de modo claro. Assim, planejar suas finanças permite que você saiba o que deseja alcançar e como pretende atingir esses resultados. 

Qual é a importância desse planejamento?   

Ao conhecer melhor o planejamento financeiro pessoal, fica fácil entender por que ele é importante, certo? Na prática, ele funciona como um mapa para as suas finanças, permitindo que você planeje melhor o uso do seu capital no curto, médio e longo prazo. 

Um bom planejamento financeiro também é essencial para melhorar a sua relação com o dinheiro. Ao criar um orçamento completo, fica mais fácil poupar recursos, já que você consegue definir e acompanhar como os gastos devem acontecer. 

Ainda, ter um plano desse tipo garante que você tenha mais consciência sobre as finanças pessoais e a sua situação presente. Isso permite evitar problemas como o consumo excessivo ou o endividamento, por exemplo. 

No geral, ter um planejamento financeiro é indispensável para ter uma vida financeira mais tranquila e com mais controle sobre os seus recursos. Dessa forma, você tem a chance de concretizar diversos planos ao longo do tempo. 

Qual a relação entre planejamento financeiro e estratégia de investimentos?  

Além dos benefícios que você já conferiu, o planejamento financeiro é essencial para elaborar e implementar uma estratégia de investimentos. Na prática, se você quiser investir e fazer seu dinheiro render, é preciso começar organizando os recursos. 

Nesse sentido, veja como o planejamento das finanças pode impactar a sua estratégia de investimentos! 

Definição de objetivos 

Como você acompanhou, criar um plano para as finanças envolve, entre outras etapas, definir objetivos. Embora essas metas já sejam relevantes para ter sucesso financeiro no cotidiano, elas são ainda mais importantes para quem deseja investir. 

Logo, planejar corretamente suas finanças permite que você estabeleça com clareza os objetivos de curto, médio e longo prazo com os investimentos. Isso é possível porque você passa a ter mais conhecimento sobre sua situação financeira e consegue compreender o que é mais adequado para a sua estratégia. 

Para entender melhor, imagine que um dos seus planos de longo prazo é ter uma aposentadoria tranquila. Na estratégia de investimentos, isso pode significar selecionar alternativas que o ajudem a obter renda passiva, por exemplo. 

Identificação da abertura ao risco 

Ao investir, é essencial entender qual é a sua capacidade de assumir riscos e tolerar oscilações no mercado. Normalmente, essa análise é feita por meio de uma avaliação de perfil de investidor (API) quando você abre uma conta no banco de investimentos. 

Porém, o planejamento financeiro também pode ajudar nesse sentido. Como você passa a reconhecer a sua situação atual, é possível entender se é o momento de assumir mais ou menos riscos. 

Se você ainda não tiver uma reserva de emergência, por exemplo, pode ser mais interessante definir uma estratégia conservadora. Depois de juntar o montante necessário, você poderá assumir riscos maiores, caso acredite que a estratégia é adequada. 

Criação da reserva de emergência 

Aproveitando a citação à reserva de emergência, vale saber que criar a sua é essencial para começar a investir — e isso depende diretamente do seu planejamento financeiro. Ela corresponde a uma quantia disponível para cobrir os custos de situações não previstas no plano financeiro. 

Essa quantia deve ser igual a, no mínimo, 6 meses do seu custo de vida. Isso ajudará a manter o seu orçamento mesmo diante do surgimento de gastos extras. Além disso, você não precisará resgatar outros investimentos para levantar recursos, o que oferece mais tranquilidade ao investir. 

Para criar a sua reserva, você precisará de um bom orçamento para poupar todos os meses até juntar a quantia necessária. Ainda, ela deve ser investida em uma alternativa com alta segurança e liquidez diária.  

Capacidade de aporte 

Um bom planejamento financeiro também é essencial para garantir que você consiga fazer investimentos de maneira regular e estratégica. Afinal, não há como investir com regularidade se você estiver endividado ou se não souber o quanto realmente sobra no seu orçamento. 

Por conta disso, o plano financeiro permite que a sua estratégia de investimentos se torne mais robusta com o tempo. No começo, ele o ajudará a economizar mensalmente para fazer investimentos recorrentes. 

Ao longo do tempo, a consolidação de bons hábitos financeiros permitirá que você tenha uma capacidade de investimento cada vez maior. Desse modo, será possível aprofundar e fortalecer sua estratégia no mercado financeiro. 

Como alinhar o planejamento financeiro a uma estratégia de investimentos?   

Conforme você viu, ter um bom plano de finanças é essencial para potencializar a sua capacidade de investimento. Para que isso realmente aconteça, é fundamental entender como alinhar o planejamento financeiro e a estratégia de investimento. 

A princípio, os seus objetivos quanto ao uso do dinheiro devem ser compatíveis com a estratégia de investimentos. Se você deseja investir todos os meses, por exemplo, é preciso ter como uma das metas financeiras a capacidade de economizar mensalmente. 

Também é preciso pensar nos pontos que você viu em relação aos riscos. Quando você tiver uma situação financeira sólida, será possível se expor mais aos riscos do mercado para aumentar o potencial de ganhos, caso isso faça sentido para você. 

Além disso, é preciso considerar que é importante acompanhar o que acontece no mercado e fazer ajustes na sua estratégia de investimentos. 

Porém, para garantir o alinhamento com o planejamento financeiro, é essencial focar no seu perfil de investidor e nos seus objetivos específicos. Com esse cuidado, será mais fácil tomar decisões compatíveis com os seus interesses. 

Com essas informações, você descobriu o que é o planejamento financeiro e como ele se relaciona à estratégia de investimentos. Ao alinhar essas ferramentas, você poderá melhorar a sua relação com o dinheiro e, ao mesmo tempo, a sua capacidade de obter resultados no mercado financeiro. 

Créditos: https://www.btgpactualdigital.com/como-investir/artigos/coluna-andre-bona/qual-o-papel-do-planejamento-financeiro-na-sua-estrategia-de-investimentos-entenda

Compartilhe

Fale com um de nossos especialistas

A Kira Investimentos é uma empresa de agentes autônomos de investimento contratada pelo Banco BTG Pactual e devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Kira Investimentos atua no mercado financeiro através do Banco BTG Pactual, o que pode ser verificado através do site da CVM, da ANCORD ou do próprio BTG Pactual. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O agente autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro, as informações contidas neste site não contemplam de maneira alguma recomendação de compra ou de aplicação em investimentos. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Toda e qualquer comunicação realizada em ambiente online está sujeita à interrupções e/ou atrasos, podendo impossibilitar o envio de ordens ou recebimento de informações atualizadas. A Kira Investimentos se exime de toda e qualquer responsabilidade sobre a falha de serviços disponibilizados por terceiros. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria do Banco BTG Pactual pelo telefone 0800-722-0048.

Copyright ©2022 Kira Investimentos. Todos direitos reservados.

A Kira Investimentos é uma empresa de agentes autônomos de investimento contratada pelo Banco BTG Pactual e devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Kira Investimentos atua no mercado financeiro através do Banco BTG Pactual, o que pode ser verificado através do site da CVM, da ANCORD ou do próprio BTG Pactual. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O agente autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro, as informações contidas neste site não contemplam de maneira alguma recomendação de compra ou de aplicação em investimentos. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Toda e qualquer comunicação realizada em ambiente online está sujeita à interrupções e/ou atrasos, podendo impossibilitar o envio de ordens ou recebimento de informações atualizadas. A Kira Investimentos se exime de toda e qualquer responsabilidade sobre a falha de serviços disponibilizados por terceiros. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria do Banco BTG Pactual pelo telefone 0800-722-0048.

Copyright ©2022 Kira Investimentos. Todos direitos reservados.